6° - Princípio da Gerência
é girar o PDCA
Hélio G. Amaral
Presidente da Qualysul Consultoria e Treinamento e
Consultor Sênior em Qualidade.
A Empresa como um processo
É importante ressaltar que processos
não se limitam às famosas caixinhas do organograma. Um único
processo pode passar por vários departamentos, seções,
diretorias, podendo até extrapolar os limites da organização
incluindo fornecedores, clientes, etc. Um processo (por exemplo compras)
atravessa o organograma da empresa assumindo o aspecto de uma ameba.
Cadeia Cliente-Fornecedor
Observemos o corpo humano. Existem milhares de processos sendo realizados
simultaneamente com um objetivo comum. A resultante desses processos deve
possibilitar uma vida saudável e cada um deles, apesar de ter uma
função específica, sempre deve dar sua contribuição
para o todo.
Podemos fazer um paralelo entre empresas e o corpo humano. A empresa para
ser saudável deve ter todos os seus processos trabalhando em harmonia.
Cada processo dentro da empresa deve procurar oferecer ao processo seguinte
exatamente o que ele precisa, tratando-o como um cliente.
O Ciclo PDCA
Gerenciar processos significa aplicar constantemente o ciclo PDCA.
Apesar de ser reconhecido como ciclo Deming, pelo fato do Dr. Edward Deming
tê-lo difundido em todo o mundo a partir do Japão, este ciclo
foi apresentado pela primeira vez por Walter Shewart na década
de 20 em contraposição ao ciclo de Taylor (Pian - Do - See),
onde uma pessoa deveria planejar, outra pessoa executar e um terceira
olhar se fora feito como o planejado. Shewart acreditava que uma mesma
pessoa poderia planejar, executar, verificar e agir corretamente se necessário,
desde que fosse treinada para isso.
Girar o PDCA significa:
P - Plan - Planejar - Antes de executar uma atividade devemos definir
claramente os nossos objetivos e as nossas intenções. Costumamos
chamar essa fase de definição de metas e métodos,
aliás método é uma palavra de origem grega que significa
caminho que leva a uma meta. Não devemos nos esquecer de dimensionar
os recursos que serão necessários para realizar o processo.
Se durante o planejamento forem detectados problemas potenciais, deveremos
tomar ações preventivas.
D - Do - Executar - As atividades devem ser executadas de acordo
como o método planejado. Caso necessário, as pessoas devem
ser treinadas para que isso ocorra de forma rotineira.
C - Check - Verificar - Efetuar as medições necessárias
e comparar os resultados com o planejado (metas). Se houver discrepâncias,
identificar a causa e partir para o "A" (ações
corretivas). Caso contrário, avançar para o "P"
e tentar melhorar o processo.
A - Action - Agir corretamente - Elaborar alternativas de solução
para bloquear as causas dos problemas encontrados. Usar a mais adequada
e viável, assegurando-se de sua eficácia. O ciclo não
tem final. Após o "A" vem novamente o "P" e
assim por diante. Apesar de ser bastante simples (e talvez até
por isso) o cicio PDCA não é praticado regularmente pela
maioria das pessoas. Poucos tem a disciplina e a persistência de
cumprir as quatro etapas regularmente. Em especial no Brasil, a fase de
planejamento é freqüentemente considerada dispendiosa e desnecessária,
ou as pessoas consideram não ter tempo para fazê-la. Essa
é uma das causas dos enormes desperdícios e retrabalhos
que vemos freqüentemente nas estatísticas das empresas do
nosso país e da burocracia gerada pelo grande volume de controles
criados por falta de planejamento adequado.
Evolução
A idéia de trabalhar com processos é tão forte
atualmente que a maioria das técnicas e ferramentas da qualidade
que tem sido sucesso nos últimos anos, tem como base dos processos
da organização. A IS0 9000 normaliza processos no sistema
de qualidade; a Reengenharia acontece nos processos (às vezes no
processo empresa); Benchmark se faz em processos; QFD - Desdobramento
da função qualidade - analisa e prioriza processos, assim
como muitas outras.
A aplicação correta da Gerência de Processos nos permite
visualizar e praticar os outros princípios da Qualidade Total,
pois é em nossas ações (processos) que podemos demonstrar
a qualidade do que fazemos e é através dos resultados de
nossos processos que iremos gerar a satisfação dos nossos
clientes.
|